Oferendas a Hécate.
>> sexta-feira, 12 de julho de 2013
Pesquisa profunda de anos, prática profunda de anos, experiência de quem ritualiza com Hécate diariamente:
VIDE FONTE NO FINAL DA POSTAGEM.
Falando em pedras, metais e cristais, para adornar altares, construir objetos e joias de poder, pode-se citar:
a) Cobre;
b) Ouro;
c) Magnetita;
d) Safira;
e) Lápis-lazúli;
f) Prata (usada na contemporaneidade, porém sem indícios de que tenha sido usada na antiguidade).
No que diz respeito a árvores, ervas, aromas e incensos, as referências mágicas são:
a) Acônito;
b) Alho;
c) Anis;
d) Beladona;
e) Cebola;
f) Folhas de Carvalho;
g) Açafrão;
h) Papoula;
i) Teixo;
j) Salgueiro;
k) Macieira e maçãs
l) Grãos em geral
m) Menta, Hortelã, Cedro, Cipreste, Cravo, Mirra, Olíbano e Sangue de Dragão (usados com sucesso na contemporaneidade, porém SEM INDÍCIOS de que tenham sido utilizados na antiguidade).
Tendo em vista as cores que melhor agradam Hécate e que tem sido utilizadas, tanto para vestuário, quanto para altares e velas, constam:
a) Preto;
b) Vermelho;
c) Branco;
d) Amarelo;
e) Roxo ou Violeta (usado na contemporaneidade, porém sem indício de utilização na antiguidade).
Oferendas
Além dos elementos já mencionados, cabe especificar as oferendas mais típicas e tradicionais características de Hécate desde os tempos antigos.
Ovos
Ovos são de longe uma das oferendas mais comuns à Hécate. Tanto em sua forma natural e crua ofertada em altares dedicados à Hécate, como em Suas Encruzilhadas (de três). Podem também serem incorporados em receitas culinárias, principalmente em bolos e pães.
Alhos e Cebolas
Além de possuírem o atributo mágico de afastar as más energias e os maus espíritos, são alimentos preciosos à Hécate. São comumente ofertados junto aos ovos em suas formas cruas (cabeça) ou também acrescentados de forma especial em pratos e receitas a serem compartilhadas com a deusa e no banquete do ritual. Excelentes também são quando o assunto é proteção.
Pães e Bolos
São oferendas muito comuns, principalmente aquelas que levam bastante ovos. Os pães e bolos salgados são da predileção de Hécate, assim como aqueles que levarem a maior parte de ingredientes naturais. É importante evitar a adição de gorduras como o óleo de soja, salve exceções, e dar preferências para a banha, o azeite extra virgem e assemelhados. Ervas podem ser adicionadas, incluindo o alecrim, o anis e a erva-doce (essa com moderação).
Carnes
Pratos à base de carne para uma oferenda e banquete hecatino são bastante comuns entre adeptos do culto. As principais carnes são a de peixe e a de carneiro. Carnes como as de frango, coelho e gado também tem sido utilizadas por praticantes contemporâneos.
Mel
O mel é uma oferenda importante no culto hecatino, visto que trata-se de uma das únicas coisas “doces” que mais tem se utilizado desde os tempos antigos. Ainda assim, ele é utilizado com moderação e ofertado em poucas quantidades. Quando do preparo de um pão ou bolo, costuma-se tradicionalmente utilizar mel ou invés de açúcar. Na verdade o açúcar quase não é utilizado no culto hecatino, e se é, não se trata de uma característica universal, mas sim de casos restritos e isolados. Alguns autores e seguidores aconselham que doces em geral, não são o melhor tipo de oferenda para Hécate, e caso venham a ser, que sejam mel puro ou pelo menos, à base de mel.
Vinhos
Os vinhos tintos secos são os mais ideais para oferenda, banquete e libação. Entretanto, vinhos tintos suaves, desde que não muito adocicados são utilizados, mas com certa cautela. Os vinhos do mediterrâneo, em especial os vinhos gregos, são excelentes oferendas para Hécate e incrivelmente, não são tão caros nem difíceis de serem encontrados.
FONTE:
O ANTIGO CULTO HECATINO E SUA MATRIZES CONTEMPORÂNEAS: DESFAZENDO ENGODOS E REVELANDO FACES DA RAINHA DAS FEITICEIRAS, Luís Gustavo Pereira, Porto Alegre, 2013.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ANTHON, Charles. A Classical Dictionary. Harper & Brothers, 1869.
CLAY, Jenny S. Hesiod's Cosmos. Cambridge University Press, Cambridge, 2003.
D’ESTE, S. & RANKINE, D. Hekate: Liminal Rites. Avalonia Books, Londres, 2009.
D’ESTE, Sorita. Hekate: Keys to the Crossroads. Avalonia Books, Londres, 2006.
_____________ (organizadora) Hekate: Her Sacred Fires. Avalonia Books, Londres, 2010.
HORNBLOWER, S. & SPAWFORTH, A. (editores). The Oxford Classical Dictionary. 3ª edição.Oxford University Press, Nova Iorque, 1993.
MCKECHNIE, R. & GUILLAUME, P. Ptolemy I, Philadelphus and His World. Brill, Leiden, 2008.
Um texto do sacerdote Lugus.
0 comentários:
Enviar um comentário